O Consumo de Frutas por Diabéticos

O diabetes mellitus é uma doença crônica não transmissível, caracterizada por hiperglicemia, ou seja, um excesso de açúcar no sangue. Sabe-se que neste caso, o carboidrato tem grande impacto no controle da doença. O carboidrato está presente no açúcar, massas, doces, bebidas adoçadas, grãos, cereais, leguminosas, frutas, vegetais, leite e derivados.

Diabéticos devem consumir frutas, seguindo as premissas do Guia Alimentar para a População Brasileira. As frutas são fonte de vitaminas, antioxidantes, compostos bioativos, fibras solúveis e insolúveis, que atuam no controle da glicemia e do colesterol e na prevenção de doenças crônicas. As frutas são pouco calóricas, uma porção apresenta apenas 70kcal! O que se deve evitar são os sucos de frutas, pois estes sim concentram uma grande quantidade de carboidrato.

E as frutas de maneira geral, podem ser consumidas por diabéticos?

Diabéticos devem consumir frutas!
Dê preferência em consumir a fruta in natura (de forma integral) e quando possível, com a casca.
Outra dica é consumir sempre com uma fonte de proteína, como iogurte, queijos magros, carnes e ovos, o que reduz ainda mais a absorção e o impacto na glicemia.


Diabéticos devem fazer restrição de carboidratos?

Depende! Hoje se sabe que diferentes fontes de carboidrato variam quanto às suas taxas de absorção e, consequentemente, na concentração plasmática de glicose.

Sendo assim, melhor do que o controle da quantidade, o ideal é avaliar o tipo de carboidrato ingerido, horário e alimentos associados a ele.

O que é Índice Glicêmico?

É uma medida que avalia o impacto nas taxas de açúcar no sangue quando se consome 50g de carboidrato de determinado alimento.

E a Carga Glicêmica?

A carga glicêmica por sua vez avalia o efeito da porção daquele determinado alimento na glicemia. Além da quantidade, a qualidade é avaliada, o que o torna mais importante do que o Indíce Glicêmico.

Um bom exemplo é a melancia: Ela apresenta alto índice glicêmico quanto avaliado o carboidrato (50g) de forma isolada, podendo subir muito rápido o açúcar no sangue. Porém, para se obter 50g de carboidrato puro na melancia,

é preciso consumir 700g! Utilizando o conceito da carga, se avaliarmos uma porção de 100g ela contém 7g de carboidratos, o que é bem baixo.

Além disso, a melancia apresenta muita água e alto teor de fibra solúvel, desta forma, sua absorção é lenta e o impacto na glicemia é muito pequeno, o que a torna um alimento com baixa carga glicêmica.

A Diabetes não é o fim, mas sim um novo mundo a ser descoberto!

demo
Deixe seu comentário