Microbiota Saudável

COMO E POR QUE MANTER UMA MICROBIOTA SAUDÁVEL?

Em homenagem ao dia Nacional da Saúde e Nutrição, a nossa parceira e amiga Dra. Mirella Campovila preparou um artigo especial para falarmos de um assunto muito importante: 
Como manter uma Microbiota Saudável. 

Atualmente muito se fala sobre probióticos, microbiota intestinal, mas você sabe o que é isso?

Na medicina, microbiota pode ser definida como um conjunto de micro-organismos presentes no corpo dos animais (incluindo os humanos), capazes de realizar funções específicas.
Ao contrário do que se pensa, nós não temos esse conjunto de micro-organismos chamado microbiota apenas no intestino, mas em todo o nosso corpo, desde a boca, pele e vários outros órgãos e tecidos. Conheça um pouco mais sobre a importância de manter a sua microbiota saudável! 

Principais funções da Microbiota Intestinal:

1. Controle do crescimento de bactérias patogênicas, ou seja, que fazem mal a nossa saúde;
2. Produção de algumas vitaminas, digestão de algumas fibras, produção de energia, controle da inflamação e saúde da mucosa intestinal;
3. Formação das fezes e regulação do trânsito intestinal, evitando a famosa constipação ou diarreias.

O que evitar na alimentação para ter uma microbiota saudável?

O consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras ruins, açúcares, refinados, sódio e álcool podem afetam diretamente a qualidade da microbiota, gerando o que chamamos de disbiose, e pode trazer sérias consequências para a saúde, do câncer à obesidade.

E o que consumir para garantir uma microbiota de qualidade?

Uma dieta rica em frutas, vegetais, cereais integrais podem ajudar a manter sua integridade. Esses alimentos são fonte de PREBIÓTICOS, ou seja, o alimento que estes micro-organismos precisam para crescer e se multiplicarem de maneira adequada. Além disso, quando fermentados, fornecem compostos que ajudam na saúde das células intestinais, na geração de energia, no controle do colesterol e até mesmo do diabetes.

Preciso comprar um probiótico na farmácia?

Nem sempre. Em alguns casos muito específicos existe a indicação do uso de probióticos em cápsulas ou sachês, mas mantendo uma dieta equilibrada é suficiente para garantir a saúde do intestino e prevenção de muitas doenças! Invista em alimentos frescos, frutas, vegetais, alimentos integrais. Alguns alimentos também são considerados probióticos como os fermentados (iogurte, kefir, kombucha, fermentados a base de soja, alguns vegetais fermentados e vinagre de maçã ) 

Se você deseja ter mais saúde, cuide de microbiota através de uma boa alimentação!

 

Mirella Campovila - Nutricionista Especialista em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (CRN 61.126)

demo
Deixe seu comentário